domingo, 22 de setembro de 2013

Aspectos Históricos do CRECE


Foi no dia 18 de maio de 1994, o Prefeito do Município de Surubim na época, o Sr. Murilo Barbosa, em parceria com a Secretaria de Saúde, na pessoa do Secretário Sr. Severino Barros, juntamente com a fonoaudióloga, a Sra. Cláudia Leal, e a Sra. Maria das Graças Oliveira, fizeram um levantamento detalhado das crianças e adolescentes que necessitavam de atendimento especializado.
Após este levantamento, os pais foram convocados para uma reunião, na qual ficaram sabendo que o Município iria criar um Centro de Reabilitação com uma equipe de profissionais da saúde (fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, psiquiatra, fonoaudióloga, etc.) e da educação (pedagogos para atender essas crianças e adolescentes portadores de deficiências.)
No primeiro momento, seria criado apenas uma escola para atender crianças e jovens com deficiências auditivas. Porém, graças a Sra. Maria das Graças Oliveira, pensando em sua filha e nos demais, pediu para que o governante do Município criasse uma instituição escolar voltada para as demais deficiências (além da auditiva), e assim foi feito.
Logo, surgiu o CIRES - Centro Integrado de Reabilitação e Educação de Surubim com sua sede própria, localizada no Bairro São José, que recebeu o nome de Centro Integrado de Reabilitação e Educação de Surubim Antônio Leal Filho.
A priori, foram contratados os professores e em seguida capacitados em educação especial para atuar de uma forma benéfica a esta clientela.
A posteriori, sendo assim, foram matriculados 105 alunos divididos em dois turnos (matutino) e (vespertino), distribuídos em 6 turmas.
O transporte escolar fora cedido pelo Município para transportar os alunos de suas casas para o CIRES.
O processo de fundação foi um sucesso, contou com o apoio de toda a sociedade surubinense e do poder público.
Com o passar do tempo, em 1998, no governo do Prefeito José Arruda, este último fez algumas alterações no estatuto do CIRES, aprovado pela Câmara Municipal de Surubim, que logo passou a ser chamado CRECE - Centro de Reabilitação e Educação da Criança Especial.
Passaram-se mais 11 anos e, em 2009, o CRECE passou a funcionar como escola, na gestão do Prefeito Flávio Nóbrega, onde a Secretaria de Educação contempla o PPP do CRECE. Fomos cadastrados no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) começamos a participar do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola (que foi criado em 1995, visando melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas, além do reforço da autogestão escolar, nos planos financeiros, administrativos e didáticos, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica). Devido a várias mudanças que estavam acontecendo no Sistema Educacional Nacional (Inclusão), os alunos com deficiência deveriam estar nas escolas regulares e assim foi feito, porém, as escolas não estavam preparadas para receber esses alunos e os mesmos tiveram que retornar para o CRECE. (De qualquer forma, a tentativa fora louvável). 
Nossa comunidade escolar, ao longo de sua história, foi acumulando experiências em educação especial, com relação ao ensino, currículo e organização escolar, em todas as áreas de deficiências (principalmente intelectual). 
Passados 19 anos de trajetória, podemos citar algumas realizações: entre as quais alunos que alcançaram objetivos propostos pelo CRECE, como serem encaminhados para o ensino regular, e outros trabalhando de forma independente (em estabelecimentos privados e públicos). 
Nossa história reafirma o compromisso com a inclusão de nossos alunos e ratifica a nossa identidade propiciadora de cidadania, capacitando-nos a ampliar nosso campo de atuação educacional especializada fazendo parte do Sistema Nacional de Educação, trabalhando com a educação infantil, fundamental, e AEE.
Portanto, o CRECE, nesta nova gestão, está confiante e acredita que as escolas municipais estarão preparadas e estruturadas para receberem nossos alunos e os demais.
A INCLUSÃO, DEVER DE TODOS! VAMOS COMBATER A DESIGUALDADE E NUNCA A DIFERENÇA! ESTE É O NOSSO LEMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário